No âmbito de um pedido urgente de audiência enviado ao Ministério da Administração Interna, a Direção Nacional da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários foi recebida ontem dia 10 de setembro de 2024 pelo Senhor Secretário de Estado da Proteção Civil Dr. Paulo Ribeiro.
Em cima da mesa esteve o funcionamento / gestão do Fundo de Proteção Social do Bombeiro e o não pagamento aos Bombeiros (pela entidade gestora do fundo) das propinas e do apoio à primeira infância (creches) à dois anos.
Como Associação representativa da “Classe” Bombeiros Voluntários a APBV entende que é uma falta de respeito para com todos os Bombeiros Voluntários que vêm os direitos estabelecidos em Lei a não serem cumpridos!
Em resposta às preocupações apresentadas pelos Bombeiros Voluntários Portugueses através da APBV o Senhor Secretário de Estado informou que tem estado a tomar boa nota do assunto, prometendo que serão tomadas medidas muito em breve para que exista um cabal esclarecimento da situação, garantindo assim total empenhamento da secretaria de estado no assunto.
O Senhor Secretário de Estado, garantiu ainda que até ao final do ano espera apresentar então os resultados deste empenhamento e esclarecer todos as dúvidas existentes neste momento tanto no seio dos Bombeiros como do Governo.
Foram ainda abordados outros assuntos durante a audiência como, regulamento de veículos, regulamento de formação, regulamento de fardamento, seguros, criação de carreira para os elementos das EIP e profissionais das Associações Humanitárias, RNBP, ANEPC e DECIR.