Município de Bragança, Atribui Voto de Pesar “Pelas Vitimas dos Incêndios que Deflagraram no Norte e Centro de Portugal”

O Município de Bragança informou a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários da atribuição de Município de Bragança, Atribui Voto de Pesar “Pelas Vitimas dos Incêndios que Deflagraram no Norte e Centro de Portugal”.

“No decorrente mês, deflagraram múltiplos incêndios no território nacional, com especial incidência nas regiões centro e norte, que lavraram durante sucessivos dias.

O fogo consumiu largas extensões de terreno florestal e, em diversas povoações, destruiu dezenas de casas, empresas e produções agrícolas.

Desta calamidade, há a lamentar vários feridos, a quem se endereçam palavras de conforto e votos de rápidas melhoras, e a morte de 9 pessoas (4 bombeiros e 5 civis), notícias que recebemos com profundo pesar.

Perante a gravidade da situação, o Governo declarou situação de calamidade em todos os munícipios afetados e um dia de luto nacional, que se assinalou no passado dia 20.

Assim a Assembleia Municipal de Bragança, reunida em Sessão Ordinária no dia 27 de setembro de 2024, delibera:

  1. Expressar a sua consternação e profundo pesar pelo falecimento de quatro bombeiros e cinco civis, vitimas mortais da recente vaga de incêndios que assolou o Norte e Centro de Portugal, associando-se ao luto e à dor sentida pelas familias, amigos, coorporaçoes de bombeiros e comunidades;
  2. Guardar um minuto de silencio em sua memória;
  3. Manifestar solidariedade e apoio aos munícipios atingidos pelos incendios e envolvidos no seu combate;
  4. Expressar a maior gratiºao aos homens e mulheres, nacionais e estrangeiros, envolvidos, direta e indiretamente, nas operaçoes de combate ao fogo e de salvaguarda da vida e do património daqueles que se viram ameaçados pelos fogos, enaltecendo a sua bravura, dedicaçao e espírito de sacrifício;
  5. Dar conhecimento deste voto ao Sr. Presidente da República, ao Sr. Primeiro-Ministro, ao Ministério da Administraçao Interna, à Associaçao Nacional de Municípios Portugueses, à Autoridade Nacional de Emergencia e Proteçao Civil, à Liga dos Bombeiros Portugueses, à Associaçao Nacional dos Bombeiros Profissionais, à Associaçao Portuguesa dos Bombeiros Voluntários e por intermédio destes, a todos os familiares e amigos enlutados.

Bragança, 27 de setembro de 2024
A Mesa da Assembleia Municipal de Bragança: Cristina Ribeiro (Presidente), Joao Rodrigues (Primeiro Secretário) e Gracinda Amaro (Segunda Secretária).”

A Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários agradece ao Município de Bragança o Voto de Pesar “Pelas Vitimas dos Incêndios que Deflagraram no Norte e Centro de Portugal”, bem como o reconhecimento transmitido aos Bombeiros Portugueses envolvidos nos vários teatros de operações dos graves incêndios do passado mês.